Palestrantes

ELIANA LISBOA

Eliana Santana Lisbôa possui doutorado em Ciência da Educação, com especialização em Tecnologia Educativa, e mestrado em Educação, ambos pela Universidade do Minho, Braga, Portugal. Atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina, e docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGCEMTE) e em Educação (PPGE).
Lidera o grupo de pesquisa Computação e Tecnologias Digitais na Educação e integra os grupos EnCiMaT (Educação em Ciências, Educação Matemática e TICs no Ensino) e TEDE (Tecnologias Digitais na Educação: Formação, Desenvolvimento e Inovação). Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Computação entre 2019 e 2021, período em que presidiu o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e o Colegiado do curso. Atualmente, é membro do NDE, do Colegiado, da Comissão de Atividades Formativas e da Comissão Orientadora de Estágios (COE) da Licenciatura em Computação.
Exerce a presidência do Comitê Setorial de Extensão (CSE) para o mandato 2024-2026 e é membro da Comissão Assessora de Avaliação da Formação Docente do curso de Licenciatura em Computação (ENADE Computação), vinculada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desde maio de 2023, atua como associada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), participando ativamente de eventos e grupos de trabalho voltados ao fortalecimento da pesquisa em educação e pós-graduação no Brasil. Também é professora associada da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).
Suas áreas de interesse incluem tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem, tecnologias educativas, Educação a Distância (EaD), Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs), métodos e técnicas de ensino, inteligência artificial aplicada à educação e formação de professores.

Palestra: A formação do docente digital: lições nacionais e referências Internacionais

“A formação do docente digital: lições nacionais e referências internacionais” abordará a capacitação de professores para o ambiente digital, com ênfase na integração dos saberes digitais ao currículo. O enfoque recairá tanto nas diretrizes e experiências brasileiras quanto em referências internacionais. No decorrer da apresentação, serão discutidas as competências e habilidades necessárias à atuação docente no cenário educacional contemporâneo. Também serão analisados os modelos nacionais em relação às práticas internacionais de sucesso, evidenciando estratégias para o fortalecimento da formação inicial e continuada de professores.