Principal

[SEMANA INTEGRADA] IV SEMANA DE ÁFRICA E O I ENCONTRO ENTRE FRONTEIRAS de 23/05/2024 a 29/05/2024


Acontece entre os dias 23 a 29 de maio a IV Semana de África e suas Diásporas e o I Encontro entre fronteiras: aquilombamentos amefricanos de Marina Tunirê, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e seus organizadores convidam a todos/as/es para abertura de suas atividades que nesta ocasião homenageiam duas grandes mulheres incríveis e fundamentais: a escritora moçambicana Paulina Chiziane e a yalorixá Marina Tunirê (in memoriam). 

Sabemos que o mês de maio é um marco na História da África, continente mãe, ou seja, berço da humanidade. E foi a partir do continente africano que a história descolonizada se inicia e nele que se desenvolveram as grandes civilizações que marcaram a história da humanidade, como a egípcia. Um marco não somente para os africanos continentais, como também para os negros (ou afrodescendentes) da América Latina e o Caribe - em especial o Haiti - um marco revolucionário tanto de resistência das Diásporas Africanas quanto um marco na história latino-americana e caribenha. 

Considerando tratar-se de dois eventos voltados a toda população de Foz do Iguaçu, ambos buscam proporcionar maior visibilidade para cerca dos 90 mil moradores de Foz do Iguaçu que se autodeclaram negros/as, ou seja, incentivar tanto afrodescendentes do município quanto africanos, africanistas, amefricanos, indígenas, imigrantes, refugiados e toda a comunidade LGBTQIAPN+ e iguaçuense ao estudo, pesquisa e vivência de temas e ações relacionados à interlocução de saberes e práticas equitativas, antirracistas, antissexistas e transnacionais. 

Além de promover palestras, debates, oficinas, atividades científicas e ações artístico-culturais que visam fomentar a integração intercultural de nossa região e reflexões que valorizem - livre de estereótipos - uma visão unificada e integradora dos povos que pertencem tanto ao continente africano quanto às suas diásporas por toda a América Latina e o Caribe. 


PROGRAMAÇÃO


23 de Maio: 14h - Conferência de abertura: "Escreviver é sobre não ter medo!" - Homenageadas: a escritora moçambicana Paulina Chiziane e a yalorixá Marina Tunirê. Com Paulina Chiziane (Moçambique) Mediação: Profª. Drª. Júlia Batista Alves (ILAACH/UNILA)



24 de Maio: 15h - REUNIÃO - ANISTIA INTERNACIONAL 16h - ESCRITAS BIOGRÁFICAS: MARINA TUNIRÊ (Projetos de IC e Extensão) - Apresentação do Evento Encontro de Mulheres Amefricanas (14 a 15 de agosto) 18h30 - REUNIÃO PREPARATÓRIA DA MARCHA DAS MULHERES NEGRAS - 2025



25 de Maio: 9h - ESCREVIVÊNCIAS AMEFRICANAS: Reunião com discentes indígenas e negras da UNILA - (organização das escritas compartilhadas - Projeto de IC) 12h - Almoço (local a definir)




26 de Maio: 9h - ATO MANIFESTO NA FEIRA JK Presença Coletivo das Pretas de Foz 10h - RODA DE CONVERSA: “TRANÇAS E A BELEZA NEGRA” com a Profª. Drª Maria Ceres Pereira (ILAACH/UNILA)



27 DE MAIO: 10h - RODA DE LEITURA SOBRE PAULINA CHIZIANE Mediação: Jennifer Chiziane e Profª. Drª Júlia Alves (ILAACH/UNILA) 15h - CURSO DE HISTÓRIA DO ZIMBÁBUE E MOÇAMBIQUE Profº. Drº. Evander Ruthieri (ILAACH/UNILA)



28 DE MAIO: 18h - "Letramento Racial Crítico, pra quem e por quê?" Profª. Flávia Dorneles. (Doutoranda Unioeste/UNEGRO) 19h - "O Hip Hop e a resistência preta". Bianor (artista e b.boy do grupo Sioux Crew) e Sueli Crespa (Poeta, Atriz e Produtora e Mediadora Cultural)



29 DE MAIO:

10h - CONTRIBUIÇÕES DA CIVILIZAÇÃO BANTU PARA O HUMANIDADE com Profº. Drº Jean Bosco Kakozi Kashindi (Colégio do México) Mediação: Profº. Drº. Mamadou Alpha Diallo (ILAESP/UNILA) 15h CURSO DE HISTÓRIA DO ZIMBÁBUE E MOÇAMBIQUE Profº. Drº. Evander Ruthieri (ILAACH/UNILA)


  • Evento Principal
  • Evento Associado