Principal

[SEMANA ACADÊMICA ] 7ª Semana Acadêmica de Ciências Biológicas de 26/05/2025 a 30/05/2025
O intuito do evento é possibilitar uma aproximação entre o público e seus temas de interesse, além de estabelecer redes com profissionais da região atuantes em diversas áreas, de modo a ampliar a visão dos estudantes sobre os ofícios de um biólogo, o que é fundamental no processo de graduação. Além disso, o objetivo das atividades propostas é contribuir não só para a formação  profissional dos discentes, mas também para o desenvolvimento de uma sociedade mobilizada e atenta aos cuidados com a natureza e com as práticas sustentáveis.
Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
III Exposição: A Arte de Fazer Ciência 28/05/2025 28/05/2025
A Exposição "A Arte de Fazer Ciência" visa promover a interação entre a comunidade científica da UNILA e o público em geral. O evento oferece uma oportunidade única para os projetos de extensão e laboratórios de pesquisa apresentarem seus trabalhos e despertar o interesse da comunidade pela ciência e tecnologia.
MINICURSO: Coleta Ativa de Escorpiões no Cemitério Municipal. 27/05/2025 27/05/2025

Descrição: Será realizada uma coleta ativa a escorpiões no Cemitério Municipal de Foz do Iguaçu/PR Ministrante: Wagner Fabiano de Oliveira Data: 27/05/2025 Horário: 20h às 22h Carga Horária: 2h Local: Cemitério Municipal de Foz do Iguaçu

Quantidade de vagas: 16

Transporte: Saída 19:30 da UNILA Campus JU, Retorno às 22:00 horas. Responsável: Matheus André Luft

MINICURSO: Elaboração de Prancha Botânica - Coleta, Fotografia e Montagem 27/05/2025 27/05/2025

Descrição: O Mini Curso vai ensinar o passo a passo de como elaborar uma prancha Botânica. Ministrante: Lucas Barcelos de Souza Lima, estudante de Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade pela UNILA, atual monitor de botânica e ilustrador. É voluntário no Calendário Botânico de Foz do Iguaçu, onde ajuda a mapear as árvores em floração da cidade e confecciona pranchas e ilustrações botânicas. Além disso, tem focado no estudo e identificação dos gêneros e espécies da família Araceae. Data: 27/05/2025 Horário: 14h30 às 18h Carga Horária: 3h Local: DELABEN

Quantidade de vagas: 15

MINICURSO: Georreferenciamento de imagens no QGIS para elaboração de mapas. 29/05/2025 29/05/2025

Descrição: Utilização de mapas feitos a partir do aplicativo GGIS para uso em trabalhos como TCC, IC.

Ministrante: Leticia Sandri, Mestranda em Biodiversidade Neotropical - Ecologia pelo PPGBN - UNILA; formada com honras em Ciências Biológica com ênfase em ecologia e biodiversidade pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA.

Data: 29/05/2025

Horário: 14h30 às 18h

Carga Horária: 3h

Local: Laboratório de informática (C312)

Vagas: 20


MINICURSO: Limnología práctica para el estudio de los ecosistemas acuáticos. 29/05/2025 29/05/2025

Descrição: Pratica de analise de DNA ambiental Ministrante: Diego Fernando Cadena Mantilla, Bacharel em Ciências Biológicas e Mestre em Ciências pela Unila. Fez parte do Laboratório de Biodiversidade e Ecologia Molecular (LaBEM) da Unila trabalhando na área de genética de populações e taxonomia de peixes de riachos, além de monitoramento ambiental baseado em e DNA metabarcoding. Atualmente, atua como biólogo adjunto do Instituto Misionero de Biodiversidad (IMiBio) na Argentina, onde é  encarregado da área de biologia molecular nos projetos de monitoramento e restauração do solo, recursos hídricos e florestas.

Cecilia Evelyn Miranda, Bacharela em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciencias Exactas y Naturales da Universidade de Buenos Aires (UBA). Doutoranda em Ciências Biológicas do Laboratório de Limnologia da UBA. Tem experiência na avaliação de eutrofização dos ecossistemas aquáticos mediante analise e estudo das comunidades de fitoplâncton e cianobactérias. Atualmente, integra a equipe cientifica do Instituto Misionero de Biodiversidad (IMiBio), sendo responsável pelas atividades de Monitoramento e Regeneração de Bacias Hidrográficas. Data: 29/05/2025 Horário: 08h30 às 18h Carga Horária: 6h Local: DELABEN - JU

Quantidade de vagas: 15



MINICURSO: Minicurso de Fotografia Básica 29/05/2025 29/05/2025

Descrição: Técnicas básicas de fotografia com o celular Ministrante: Helenice Maria Sacht,Técnica em Edificações pelo Instituto Federal do Espírito Santo, Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Doutora em Engenharia Civil pela Universidade do Minho, Portuga. Pós-Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal do ABC. Atuação em ensino em cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias. Extensão em Artes Tradicionais e Digitais. Atualmente Professora Adjunta na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Data: 29/05/2025 Horário: 09h às 16h Carga Horária: 4h Local: Sala G-103/2 - JU

Quantidade de vagas: 20



MINICURSO: Minicurso de Ilustração Científica 26/05/2025 26/05/2025

Descrição: O Minicurso de Ilustração científica tem como objetivo auxiliar na elaboração de ilustrações científicas, técnicas, utilidades e muito mais. Ministrante: Mariana Menezes,  bióloga, tatuadora e artista. Possui graduação em Ciências Biológicas onde se aproximou da ilustração científica, especialmente da ilustração botânica.

Data: 26/05/2025 Horário: 14h30 às 18h Carga Horária: 3h Local: DELABEN 

Vagas: 12


MINICURSO: Monitoramento Ecológico em Áreas em Restauração – Aplicação da Portaria 170/2020 – IAT/PR 27/05/2025 27/05/2025

Descrição: Neste minicurso, vamos apresentar de forma prática o método de amostragem e os principais indicadores ecológicos utilizados para avaliar o sucesso de Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), conforme definido pela Portaria 170/2020 do Instituto Água e Terra (IAT-PR).

Serão abordados:

✔ Como delimitar e instalar parcelas permanentes

✔ Como medir cobertura do solo, densidade e diversidade de regenerantes

✔ Como interpretar os resultados e definir ações corretivas

✔ Dicas para elaboração de relatórios de monitoramento

Ministrante: Bruno dos Santos Francisco, Biólogo, atua em pesquisas de restauração ecológica com indicadores ambientais e serviços ecossistêmicos, atualmente Pós-Doc do Herbário UNOP - PPRN da Unioeste, Campus Cascavel. Data: 27/05/2025 Horário: 08h30 às 12h Carga Horária: 3h Local: Laboratório de informática (C312)

Quantidade de vagas: 8

@bruno.sushi


MINICURSO: Monitoramento Ecológico em Áreas em Restauração – Aplicação da Portaria 170/2020 – IAT/PR 27/05/2025 27/05/2025

Descrição: Neste minicurso, vamos apresentar de forma prática o método de amostragem e os principais indicadores ecológicos utilizados para avaliar o sucesso de Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), conforme definido pela Portaria 170/2020 do Instituto Água e Terra (IAT-PR).

Serão abordados:

✔ Como delimitar e instalar parcelas permanentes

✔ Como medir cobertura do solo, densidade e diversidade de regenerantes

✔ Como interpretar os resultados e definir ações corretivas

✔ Dicas para elaboração de relatórios de monitoramento

Ministrante: Bruno dos Santos Francisco, Biólogo, atua em pesquisas de restauração ecológica com indicadores ambientais e serviços ecossistêmicos, atualmente Pós-Doc do Herbário UNOP - PPRN da Unioeste, Campus Cascavel. Data: 27/05/2025 Horário: 14h30 às 18h Carga Horária: 3h Local: Laboratório de informática (C312)

Quantidade de vagas: 8

@bruno.sushi


MINICURSO: Monitoramento Ecológico em Áreas em Restauração – Aplicação da Portaria 170/2020 – IAT/PR 26/05/2025 26/05/2025

Descrição: Neste minicurso, vamos apresentar de forma prática o método de amostragem e os principais indicadores ecológicos utilizados para avaliar o sucesso de Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), conforme definido pela Portaria 170/2020 do Instituto Água e Terra (IAT-PR).

Serão abordados:

✔ Como delimitar e instalar parcelas permanentes

✔ Como medir cobertura do solo, densidade e diversidade de regenerantes

✔ Como interpretar os resultados e definir ações corretivas

✔ Dicas para elaboração de relatórios de monitoramento

Ministrante: Bruno dos Santos Francisco, Biólogo, atua em pesquisas de restauração ecológica com indicadores ambientais e serviços ecossistêmicos, atualmente Pós-Doc do Herbário UNOP - PPRN da Unioeste, Campus Cascavel.

Data: 26/05/2025 Horário: 14h30 às 18h

Carga Horária: 3 horas

Local: Laboratório de informática (C312) - JU

Quantidade de vagas: 8

@bruno.sushi


MINICURSO: Noções Básicas Sobre Insumos e Produção de Cerveja Artesanal 30/05/2025 30/05/2025

Descrição: Introdução ao mundo das cervejas artesanais, insumos, técnicas de produção.

Ministrante: Pablo Henrique Nunes, Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Doutorado em Biologia Celular e Molecular (UNESP - Rio Claro) e Pós-doutorado em Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Anima. Tem experiência na área de Morfologia e ultraestrutura de órgãos de invertebrados, experiência técnica em Histologia, Histoquímica, Microscopia Confocal da Varredura a Laser, Microscopia Eletrônica de Transmissão e de Varredura. Atuou como Assistente de Suporte Acadêmico V (Técnico de Nível Superior) no Laboratório de Microscopia Eletrônica e Confocal do Instituto de Biociências da UNESP, Rio Claro, SP. Atualmente é Professor Adjunto no Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN) na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu - PR. Na UNILA foi coordenador de estágios, vice coordenador e coordenador do Curso de Ciências Biológicas, pró-reitor adjunto de graduação e pró-reitor de graduação. Atualmente é vice coordenador do curso de Biotecnologia. Como entusiasta de cerveja, iniciou estudo e produção em 2010 e segue até os dias atuais.

Michel Varajao Garey, Professor adjunto na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Alfenas-MG (2005). Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (2007). Doutor (2012) em Biologia Animal pela Universidade Estadual Paulista campus de São José do Rio Preto (UNESP-IBILCE), com bolsa FAPESP. Pós Doutorado no Departamento de Zoologia e Botânica da UNESP-IBILCE (2012-2013), com bolsa do CNPq. Desenvolve pesquisas na área de taxonomia, bioacústica e história natural de anfíbios. Orienta nos programas de pós-graduação em Biodiversidade Neotropical da UNILA e no programa de Manejo e Conservação de Recursos Naturais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Colaborador do ICMBIO em Planos de Ação Nacionais (PAN) para conservação de répteis e anfíbios ameaçados da região do Baixo Iguaçu. Atuou na revisão da lista de espécies de anfíbios ameaçadas de extinção do Paraná. Faz parte dos projetos de pesquisa do PPBio da Mata Atlântica, PELD e INCT.

Data: 30/05/2025

Horário: 08h30 às 18h

Carga Horária: 6h

Local: G004

Vagas: 10


MINICURSO: Observação de aves no Parque Monjolo 27/05/2025 27/05/2025

Descrição: Observação de aves no Parque Monjolo em Foz do Iguaçu/PR Ministrante: Fabrício Vilela de Araújo, Tecnólogo em Saneamento Ambiental, Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, Guia de turismo e coordenador do Birdwatching Foz. Data: 27/05/2025 Horário: 8h30 às 11h30 Carga Horária: 3h Local: Parque Monjolo, saída do Transporte UNILA JU

Vagas: 20

Obs.: Se possível levar binóculos.

Fazer post em conjunto com o @birdwatchingfoz


Transporte: Saída as 8:30 - Retorno 11:30 Responsável: Fabrício Vilela de Araújo 

MINICURSO: Plantas Alimentícias Não Convencionais PANC, no Uso Gastronômico. 30/05/2025 30/05/2025

Ministrante: Gislaine Silveira Simões, Atualmente é professora no Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Foz do Iguaçu. Possui Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina. Especialização em Desenvolvimento de Produtos Alimentícios pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007), Graduação em Tecnologia de Alimentos - Industrialização de Carnes (2005) e Tecnologia de Alimentos - Industrialização de Laticínios (2004) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Tem experiência na área de pesquisa em Ciência e Tecnologia de Carnes e em Desenvolvimento de Produtos Alimentícios. Tem experiência em estudos com os seguintes temas: Qualidade de carne de aves e produtos cárneos; Manejo pré-abate de frangos de corte; Extração e caracterização de colágeno de subprodutos de animais; Desenvolvimento de produtos alimentícios a base de pescado; Aproveitamento de subprodutos de pescado; Práticas alimentares; Alimentação saudável; Novos ingredientes e matérias primas alimentícia; Segurança dos alimentos; Plantas Alimentícias Não Convencionais: uso na gastronomia. É vice líder do Grupo de Pesquisa em Gastronomia e Ciência dos Alimentos (CPGCA) cadastrado e certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ.

Data: 30/05/2025

Horário: 08h30 às 12h00

Carga Horária: 3h

Local: IFPR FOZ

Vagas: 35

Haverá transporte: Saída às 8:15 - Retorno 12:00  Responsável: Giseli Traesel (30 alunos)


PALESTRA: A Biologia Forense e o Trabalho do Biólogo na Perícia Criminal 26/05/2025 26/05/2025

Descrição: Uma palestra que aborda o papel fundamental do biólogo dentro da Biologia Forense.

Ministrante: Dayana Rodrigues da Silva, Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo; Residente Técnica da Polícia Científica do Paraná pelo programa de Especialização em Ciências Forenses (RESTEC); Técnica de Perícia Oficial de Natureza Criminal da PCP, UETC de Foz do Iguaçu

Data: 26/05/2025

Horário: 08h45 às 10h15

Carga Horária: 1h30

Local: Auditório Martina


PALESTRA: A Importância da Extensão na Curricularização do Biólogo 30/05/2025 30/05/2025

Descrição: A palestra vai abordar a importância da extensão na formação do biólogo, durante e depois da graduação.

Ministrante: Elaine Della Giustina Soares, Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2001), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2000), mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (2004) e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é vice-coordenadora do Curso de Ciências Biológicas-Ecologia e Biodiversidade da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia e Biologia de Diptera.

Data: 30/05/2025

Horário: 08h30 às 10h

Carga Horária: 1h30

Local: G003


PALESTRA : Atividades de Manejo, Controle e Identificação de Escorpiões de Importância para Saúde Pública em Foz do Iguaçu 27/05/2025 27/05/2025

Descrição: A palestra vai abordar sobre os casos de escorpiões em Foz do Iguaçu, como é feito seu controle e identificação e quais os riscos que eles apresentam para a Saúde Pública de nosso município. Ministrante: Wagner Fabiano de Oliveira Data: 27/05/2025 Horário: 10h30 às 12h Carga Horária: 1h30 Local: Auditório Martina (C309) - JU


PALESTRA: Atuação do Biólogo na Perícia Criminal 26/05/2025 26/05/2025

Descrição: Uma palestra que aborda o papel fundamental do biólogo dentro da Biologia Forense.

Ministrante: Dayana Rodrigues da Silva - Graduada em Bacharel e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP). Pós-graduanda no curso de Especialização em Ciências Forenses do Programa de Residência Técnica (RESTEC) do Governo do Estado do Paraná em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Data: 26/05/2025

Horário: 08h45 às 10h15

Carga Horária: 1h30

Local: Auditório Martina (C309) - JU


PALESTRA : Bem estar de animais silvestres e exóticos 27/05/2025 27/05/2025

Descrição: A palestra vai abordar como é feito o manejo de bem estar animal em animais exóticos e selvagens. Ministrante: Anna Cecília Leite, Bióloga, esp. Em conservação e manejo de fauna. Fundadora das empresas Bioadapt e Adaptie, especializadas em promoção de bem-estar animal. Colaborou em importantes livros e capítulos  com temas relacionados à enriquecimento ambiental. É uma das coordenadoras da Pós -graduação em bem-estar de silvestres e exóticos em parceria com UniAmerica. Data: 27/05/2025 Horário: 16h30 às 18h Carga Horária: 1h30 Local: Auditório Martina (C309) - JU

@adapt.ie

@bioadapt


PALESTRA : Botânica Aplicada ao Design Floral 27/05/2025 27/05/2025

Descrição: Uma palestra que vai abordar o uso do conhecimento botânico na elaboração de arranjos florais. Ministrante: William Groth, Bacharel em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, possui formação técnica em Administração pelo Colégio Estadual João Manoel Mondrone. Atualmente micro empreendedor individual no Terra Ateliê Botânico, com o objetivo de integrar a natureza à sociedade, promovendo uma conexão enriquecedora entre as pessoas e o ambiente natural através da arte floral. Data: 27/05/2025 Horário: 08h30 às 10h Carga Horária: 1h30 Local: Auditório Martina (C309) - JU

PALESTRA :Construindo o Futuro com DNA: Biologia Sintética e os Desafios da Competição iGEM 29/05/2025 29/05/2025

Descrição: O que é e qual o cenário da Biologia Sintética. Ministrante: Maria Eduarda Catalan, Graduanda do curso de Biotecnologia - Bacharel na Universidade Federal de Integração Latino - Americana (UNILA). Realizou monitoria da disciplina de Biologia Celular (2023), participou do projeto de extensão Syn Fronteras.Lab: Laboratório Virtual em Biologia Sintética (2023), Discente representante no Colegiado de Biotecnologia (2022-24), Conselheira da Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia (LiNAbiotec 22-24), Prêmio de Projeto destaque e Menção Honrosa na 5 SIEPE - UNILA. Atualmente, é presidente do Encontro Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia (Núcleo'25), Presidente do Clube de Biologia Sintética SynFronteras, Coordenadora Geral equipe Unila-LatAm e pesquisadora na área de Biotecnologia aplicada a Reprodução Animal pelo grupo de pesquisa ReprodUnila.

Cristian Antonio Rojas, Possui graduação em Bacharelado em Genética - Universidad Nacional de Misiones (1999) (Revalidado pela UFRJ em 2010: Biologia, Modalidade Genética), mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Regulação gênica, Expressão heteróloga de proteina, Bactérias endofíticas diazotróficas, Genômica, Transcriptômica e Biologia Sintética. Data: 29/05/2025 Horário: 14h30 às 16h Carga Horária: 1h30 Local: Sala G003 - JU


PALESTRA: Do Micélio à Mente: Psicoterapia Assistida por Psilocibina 29/05/2025 29/05/2025

Descrição: A palestra vai abordar o uso de psilocibina associada a terapia.

Ministrante: Valéria Izaias - Psicóloga graduada pelo Centro Universitário Campo Real (2023). Atualmente bolsista da Fundação Araucária e integrante do Laboratório de Cannabis Medicinal e Ciência Psicodélica na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), onde atua diretamente em pesquisas relacionadas à psicoterapia assistida por psicodélicos e ao uso terapêutico da cannabis medicinal.

Cristian F. Corona, Nutricionista pela Universidade Federal da Fronteira Sul . Atualmente, bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestrando em Biociências na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) onde investiga os potenciais terapêuticos da Ayahuasca sobre o comportamento alimentar em camundongos. Integrante do Laboratório de Cannabis Medicinal e Ciência Psicodélica (UNILA).

Data: 29/05/2025

Horário: 16h30 às 18h

Carga Horária: 1h30

Local: Sala G003

Instagram: cristianfcorona.nutri e valeriaizaias.psi


PALESTRA : Importância da educação ambiental nos zoológicos modernos. 29/05/2025 29/05/2025

Descrição: Uma palestra que vai abordar o tema da importância da educação ambiental, com o enfoque na área de zoologicos. Ministrante: Eric Augusto da Silva Ferreira, Biólogo bacharel formado na UNILA, Pós-graduado em manejo e bem estar de animais silvestres e exóticos pela UNIAMERICA e Atua a dois anos como educador ambiental e comunicador no Eco Park Foz. Data: 29/05/2025 Horário: 08h30 às 10h Carga Horária: 1h30 Local: Auditório Martina (C309) - JU

Instagram @eric_augustof

PALESTRA : Índice de Integridade Biótica: Avaliando Características Vegetativas para Monitoramento Ambiental 26/05/2025 26/05/2025

Descrição: A palestra vai abordar sobre como é feito o índice de integridade biótica, além dos usos do mesmo. Ministrante: Bárbara Weber, Bióloga formada pela Uniamérica, mestre em Biodiversidade Neotropical e atualmente doutoranda em Energia e Sustentabilidade pela UNILA Data: 26/05/2025 Horário: 16h30 às 18h Carga Horária: 1h30 Local: Auditório Martina (C309) - JU

Instagram: @bahweber

PALESTRA : Iniciativas de Conservação da Mata Atlântica 26/05/2025 26/05/2025

Descrição: Uma palestra que vai abordar a importância das iniciativas de conservação, na preservação da Mata Atlântica.

Ministrante: Leticia Sandri, Mestranda em Biodiversidade Neotropical - Ecologia pelo PPGBN - UNILA; formada com honras em Ciências Biológica com ênfase em ecologia e biodiversidade pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA.

Data: 26/05/2025

Horário: 14h30 às 16h

Carga horária: 1h30

Local: Auditório Martina (C309) - JU

PALESTRA: Milhos Crioulos do Oeste de Santa Catarina: Microcentro de Diversidade da Espécie, Fluxo Gênico e a Expansão dos Transgênicos. 30/05/2025 30/05/2025

Descrição: O que são os milhos crioulos e a importância deles para o patrimônio e diversidade genética.

Ministrante: Samuel Henrique Kamphorst, Possui Graduação em Ciências Biológicas (UNIVATES), Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais (UFSC) e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas (UENF). Atuou como colaborador do Núcleo de Estudo em Agrobiodiversidade (NEABio-UFSC), momento em que participou de atividades de avaliação e caracterização de variedades crioulas e locais de milho comum procedentes do Oeste de Santa Catarina. É autor de duas cultivares de milho-pipoca e co-autor de outras onze, as quais encontram-se registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Realizou estágio sanduíche na Universitat de Barcelona (9 meses). Atuou (cinco anos) em projetos de Extensão, cujo objetivo foi desenvolver uma cadeia produtiva do milho-pipoca para a região Norte Fluminense, fundamentada em estratégias elaboradas em conjunto com produtores e comerciantes. Foi Professor Visitante na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2023-2025). Atuou (quatro anos) e atua como Pós-Doutor no Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal (LMGV-UENF), desenvolvendo ações para o melhoramento do milho-pipoca para ambientes com limitação hídrica, sobretudo na seleção de genótipos superiores, envolvendo análise de caracteres por fenômica, proteômica e marcadores de DNA.

Data: 30/05/2025

Horário: 14h30 às 16h00

Carga Horária: 1h30

Local: G003

Insta: @samuelkampho


PALESTRA : Pesquisa Ecológica de Longa Duração - PELD Iguaçu 26/05/2025 26/05/2025

Descrição: Uma palestra que vai contextualizar os ouvintes sobre o que é o PELD, e o projeto que está acontecendo em Foz do Iguaçu.

Ministrante: Nathalia Correa Chagas de Souza, Doutora em Biotecnologia, pelo Programa de Pós Graduação RENORBIO/ Alagoas (UFAL), com ênfase em Biologia Molecular e Virologia Humana, onde atuou como pesquisadora na determinação da prevalência e dos tipos de HPV em mulheres no estado de Alagoas e desenvolveu um kit de autocoleta para detecção molecular e tipificação em amostras cervicais. Mestre em Ciências pela Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, com ênfase em Microbiologia Clínica, Microbiologia Ambiental e Imunosensores, onde desenvolveu um Imunosensor para a detecção de microrganismos em meios líquidos, com aplicação em amostras clínicas e ambientais. Bacharel em Ciências Biológicas: Modalidade Microbiologia e Imunologia, pelo Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, UFRJ, com atuação no Instituto Nacional do Câncer (INCa), com no projeto de avaliação de resposta do Complexo principal de histocompatibilidade (MHC) após desafio com Leishmania spp. em modelos in vivo e no laboratório de Proteínas de Superfícies virais e Interferóns, em áreas diversas, como o estudo de efeito citotóxico de substâncias de aplicação clínica e a determinação de bacteriófagos de Klebsiella pneumoniae. Atuação em docência do Ensino superior em disciplinas relacionadas a cursos de Ciências da saúde, Ciências ambientais e de Ciências exatas. Foi professora visitante na Universidade Federal de Integração Latino-Americana - UNILA/PR, nos cursos de Biotecnologia e Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade. Foi consultora contratada pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) para o desenvolvimento e acompanhamento do Projeto "Diagnóstico Ambiental Participativo dos principais rios do sul da APA Costa dos Corais, região norte do estado de Alagoas".Desenvolve pesquisas relacionadas à área de Microbiologia e de resposta do hospedeiro às infecções microbianas. Ao longo da carreira, e atualmente, associa pesquisas ambientais com pesquisas clínicas, sendo de seu interesse prospecções biotecnológicas a partir de microrganismos, determinações de resistência antimicrobiana e aplicações voltadas para a abordagem de saúde única.

Data: 26/05/2025

Horário: 10h30 às 12h

Carga horária: 1:30 horas

Local: Auditório Martina (C309) - JU

PALESTRA: Projeto Onças do Iguaçu 30/05/2025 30/05/2025

Descrição: Apresentação do Projeto Onças do Iguaçu

Ministrante: Vania Foster, Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2006), Mestre em Biologia, ramo Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas pela Universidade de Aveiro (2012). Doutora em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017). Atualmente é pesquisadora no Projeto Onças do Iguaçu atuando no monitoramento da população de grandes felinos (onça-pintada e onça-parda) como também da sua base de presa. 

Data: 30/05/2025

Horário: 10h30 às 12h

Carga Horária: 1h30

Local: G003


PALESTRA : Promoción del cultivo y la recolección de hongos en la Provincia de Misiones, Argentina. 29/05/2025 29/05/2025

Descrição: Promoção de cultivo de fungos comestíveis na província de Missiones na Argentina Ministrante: Dr. Emanuel Grassi, Diretor General do Instituto Misionero de Biodiversidad (IMiBio), na Argentina. Doutor em Ciencias Biologicas pela Universidade de Buenos Aires, sua trajetória professional inclui diversos projetos de conservação das espécies da Selva Paranaense, com especial foco na ecologia e bioprospecção de fungos decompositores de madeira.  Fundador de “Hongos de Argentina para la Sustentabilidad” com a divulgação científica da funga.  Data: 29/05/2025 Horário: 10h30 às 12h Carga Horária: 1h30 Local: Auditório Martina (C309) - JU


PALESTRA : Rastreando huellas Genéticas: Una mirada molecular a la naturaleza 27/05/2025 27/05/2025

Descrição: Uma palestra que aborda a natureza de um ponto de vista molecular, trazendo detalhes sobre o DNA ambiental. Ministrante: Diego Fernando Cadena Mantilla, Bacharel em Ciências Biológicas e Mestre em Ciências pela Unila. Fez parte do Laboratório de Biodiversidade e Ecologia Molecular (LaBEM) da Unila trabalhando na área de genética de populações e taxonomia de peixes de riachos, além de monitoramento ambiental baseado em e DNA metabarcoding. Atualmente, atua como biólogo adjunto do Instituto Misionero de Biodiversidad (IMiBio) na Argentina, onde é  encarregado da área de biologia molecular nos projetos de monitoramento e restauração do solo, recursos hídricos e florestas. Data: 27/05/2025 Horário: 14h30 às 16h Carga Horária: 1h30 Local: Auditório Martina (C309) - JU


  • Evento Principal
  • Evento Associado