[RODA DE CONVERSA] Roda de conversa em memória do povo tikuna (RÜ AU I TICUNAGÜ WU'I) - a lágrima tikuna é uma só - MASSACRE DO CAPACETE de 28/03/2023 a 28/03/2023
Com a criação do PSI - Processo Seletivo Indígena na UNILA em 2019, nossa universidade criou uma ação afirmativa que tem contribuído muito para o ingresso de povos indígenas em nossa Universidade. Atualmente já ingressaram pelo programa um total de 118 estudantes indígenas do Brasil e da América Latina destes, mais de cinquenta alunos são do povo tikuna ou do Brasil (região do Amazonas) ou da Colômbia. No dia 28/03/2023, no Jardim Universitário, às 14h, G001-JU, o grupo PET CONEXÕES DE SABERES e a comunidade tikuna da UNILA convidam a todos para participar da Roda de conversa em memória do povo tikuna (RÜ AU I TICUNAGÜ WU'I) - a lágrima tikuna é uma só - MASSACRE DO CAPACETE.

O que foi o Massacre do Capacete?
O Massacre do Capacete, também conhecido como Massacre dos Tikunas, foi o massacre ocorrido na Boca do Capacete, perto de Benjamin Constant, a 1 116 km de Manaus, em 28 de março de 1988, por madeireiros . O massacre teve repercussão internacional, pois todos os mortos e feridos eram indígenas, com 4 mortos, 23 feridos e 10 desaparecidos. O massacre é também conhecido por não haver punição aos culpados.

Quem é o povo tikuna?
Existem comunidades de índios Ticuna no Brasil (12000), no Perú (5000) e na Colômbia (4000), num total de cerca de 21000 pessoas a viverem na região dos rios Amazonas e Solimões. Este povo, também designado por Tikuna, Tukuna ou Maguta, possui uma lingua própria, o ticuna.

DATA: 28/03/2023
LOCAL: G001-JU