[RESIDÊNCIA] RESIDÊNCIA ARTÍSTICA POS/ANTROPO/SCENA de 08/07/2024 a 19/07/2024
POÉTICAS DO ENTRE APRESENTA A RESIDÊNCIA ARTÍSTICA POS/ANTROPO/SCENA

Pós/Antropo/Scena é residência artística internacional e intercultural focada em performances não-antropocêntricas, a partir das teorias do antropoceno, dos saberes dos povos originários, das práticas corporais da performance, do teatro-fórum e dos viewpoints. Pós/Antropo/Scena é um projeto piloto de cooperação entre a New York University e a Universidade Federal de Integração Latino-Americana, através do coletivo artístico Poéticas do ENTRE.

As atividades ocorrerão sempre no Parque Nacional do Iguaçu, do dia 08 ao dia 19 de julho, de segunda a sexta

No primeiro dia, 08/07, as atividades acontecerão das 15h30 às 20h

Nos demais dias, 09/07 a 19/07 das 14h às 18h

Ministrantes:

Sebastián Calderón Bentin é Professor Asssociado de Estudos Teatrais no Departamento de Teatro da Tisch School of the Artes da New York University. Sua pesquisa explora as dimensões estéticas, midiáticas e performativas em Abia Yala - América Latina.

Fernanda Vivanco é atriz, professora de teatro e formada em Comunicação Social pela Universidade Nacional de Córdoba (UNC), Argentina. Se interessa por artivismo biopolítico e pelas políticas do corpo em relação ao território e é integrante do Grupo Interdisciplinar de Teatro "Les Yuyeres".

Luciana Maltez é atriz e bailarina, mestranda em Teatro pela Universidad del Centro de Buenos Aires. Se interessa nas praticas que vinculam corpxs, política e território explorando estes temas em diversas linguagens. Desde 2018 é integrante do Grupo Interdisciplinar de Teatro "Les Yuyeres".

O idioma predominante será o espanhol, no entanto, a comunicação será facilitada por participantes bilíngues, para que todes se sintam compreendides.

Conteúdo Programático:

Pós/Antropo/Scena é uma residência artística internacional e intercultural focada em performances não-antropocêntricas, a partir das teorias do antropoceno, dos saberes dos povos originários, das práticas corporais da performance, do teatro-fórum e dos viewpoints.  A pergunta que se coloca é: diante do cenário de emergência ambiental, como pode se dar a preparação e a criação artística? Para respondê-la, a prática artística em diferentes suportes e linguagens é trabalhada de forma intensiva, tendo a escuta como princípio norteador e sensível na relação entre arte a natureza, dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Pós/Antropo/Scena é um projeto piloto de cooperação entre a New York University e a Universidade Federal de Integração Latino-Americana, através do coletivo artístico Poéticas do ENTRE.

Carga horária total: 42h

Projeto de Extensão Poéticas do ENTRE