Principal
Voltada a pais atípicos, profissionais da educação e estudantes das licenciaturas, a formação acontecerá no dia 25/10, das 14h às 18h, na UNILA
Serão 5 módulos com reflexões, práticas pedagógicas inclusivas, experiências sensoriais e estudos de caso fortalecendo caminhos reais para a inclusão.
A atividade tem como objetivo sensibilizar e formar profissionais da educação, pais e agentes da comunidade para a construção de ambientes educacionais verdadeiramente inclusivos, pautados no respeito à diversidade humana e à garantia de direitos.
A formação será dividida em momentos expositivos, vivenciais e dialógicos. O conteúdo abordará fundamentos teóricos da educação inclusiva, legislação vigente (BNCC, LDB, Declarações da ONU e da UNESCO), metodologias ativas, estratégias de adaptação curricular, práticas sensoriais e o uso da música como recurso de inclusão. Também serão realizadas vivências que simulam desafios sensoriais enfrentados por alunos com deficiência, com o objetivo de gerar empatia, compreensão e transformação das práticas pedagógicas.
A proposta reforça a importância da formação continuada, da escuta ativa e da atuação em rede entre escola, família e comunidade. Ao final da atividade, os participantes estarão mais preparados para identificar barreiras à aprendizagem, aplicar práticas pedagógicas acessíveis e colaborar para uma cultura escolar verdadeiramente inclusiva, acolhedora e anticapacitista.