Pratica Pedagógicas na Educação Inclusiva
A atividade tem como objetivo sensibilizar e formar profissionais da educação, pais e agentes da comunidade para a construção de ambientes educacionais verdadeiramente inclusivos, pautados no respeito à diversidade humana e à garantia de direitos.
Com duração de 3 horas, a formação será dividida em momentos expositivos, vivenciais e dialógicos. O conteúdo abordará fundamentos teóricos da educação inclusiva, legislação vigente (BNCC, LDB, Declarações da ONU e da UNESCO), metodologias ativas, estratégias de adaptação curricular, práticas sensoriais e o uso da música como recurso de inclusão. Também serão realizadas vivências que simulam desafios sensoriais enfrentados por alunos com deficiência, com o objetivo de gerar empatia, compreensão e transformação das práticas pedagógicas.
A proposta reforça a importância da formação continuada, da escuta ativa e da atuação em rede entre escola, família e comunidade. Ao final da atividade, os participantes estarão mais preparados para identificar barreiras à aprendizagem, aplicar práticas pedagógicas acessíveis e colaborar para uma cultura escolar verdadeiramente inclusiva, acolhedora e anticapacitista.