[COLÓQUIO] Primeiro Colóquio Latino-americano de Estudos do Cuidado. Rumo a um novo horizonte civilizacional. de 16/05/2024 a 17/05/2024
O objetivo do projeto é a realização de um seminário científico-acadêmico de reflexão sobre os chamados estudos do cuidado, tanto na sua dimensão puramente teórico-analítica, como nas suas aplicações práticas em pesquisas de orientação empírica. O encontro faz parte do esforço conjunto de docentes do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPG-PPD) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (PPG-IELA), ambos da UNILA, para ampliar o diálogo entre pesquisadores nacionais e internacionais  e estudantes de programas de pós-graduação e graduação de instituições de ensino e pesquisa da Tríplice Fronteira do Paraná, com eixo na interdisciplinaridade e interculturalidade que  que abordem nas suas pesquisas aspectos sobre  organização social do cuidado, economia do cuidado e políticas públicas do cuidado. No Colóquio, na sala do evento, serão expostas fotografias que comporão a exposição “O cuidado na UNILA”, de autoria de alunos de graduação e pós-graduação desta Universidade cujas bases e condições serão informadas à brevidade.

Programação:

1º. Dia

16/05/2024

2º. Dia

17/05/2024

8,00h: Credenciamento

9,00: Apresentação do Evento com a participação das autoridades do IMEA e da PRPPG

9,30: Apresentação da amostra de fotografias “O cuidado na UNILA”

10,00h: Início das apresentações dos conferencistas

12,00h : Saida desde o Campus para o local do almoço

9h-12h: gravação Palestras dos convidados.

Workshops com estudantes de graduação e pós-graduação que tenham TCC e dissertações em, andamento com tópicos sobre cuidados.

Local: Sala da SECOM  no Campus Jardim Universitário (UNILA)

12,00h : Saida desde o Campus para o local do almoço

14h:  Continuação das palestras com conferencistas convidados.

Workshop de pesquisas em andamento com professores da UNILA e estudantes.

18,00h: encerramento das atividades do primeiro dia.

Local: Sala a confirmar em  Jardim Universitário (UNILA)

14h-18h: visita aos campi da UNILA, a organismos públicos e a OSC que brindam serviços de cuidados da região trinacional.

Local: a DEFINIR

Normas para Submissão de Trabalhos: Não se apresentarão trabalhos escritos mas haverá participação com apresentações orais de estudantes,  docentes e outros servidores que tenham pesquisas em andamento com tópicos sobre o cuidado e que desejem participar dos workshops para receber orientações dos palestrantes ou para participar como ouvintes poderão se inscrever pelo SIG Eventos

Normas para Inscrição no Evento: para participantes ouvintes pelo SIG Eventos e para apresentadores no workshop  pelo email da coordenação do evento até o 30 de abril.
Contato(s): Prof.Dra. Silvia Lilian Ferro lilian.ferro@unila.edu.br  Prof.Dr. Marcos de Jesus Oliveira  marcos.jesus@unila.edu.br

Informações Extras que sejam pertinentes ao Evento.

Os temas a serem desenvolvidos no Colóquio e para serem incluídos nos certificados são:
- Políticas de cuidados: experiências nacionais e subnacionais em América Latina. - Organização social do cuidado e interseccionalidades: gênero, raça, nacionalidade, deficiências e outras - Trabalho de cuidados e transição demográfica. - Cooperativas de cuidados - Exposição fotográfica "Os Cuidados na UNILA"