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Função e Sintaxe Harmônica na Prática Tonal: Um Olhar Neodualista
Breve descrição
Acordes de dominante são aqueles que resolvem sobre a tônica. O viio7 tem função de dominante. Subdominantes preparam dominantes. Afirmações como estas são encontradas com frequência em manuais de harmonia e repetidas por professores em cursos sobre a música tonal. Apesar de apropriadas em certas ocasiões, tais afirmações apresentam uma concepção restrita de tonalidade, desenvolvida a partir de uma prática tonal específica: a música centro-europeia do fim do século XVIII e início do XIX. Contudo, outras potencialidades do sistema tonal têm sido exploradas em manifestações musicais bastante diversas desde o século XVIII até os dias de hoje.
Neste minicurso, introduzimos um modelo teórico-analítico desenvolvido para a compreensão e representação de fenômenos tonais característicos de uma ampla gama de práticas musicais (de tradição clássica ou popular) em que as noções de função harmônica e movimento dirigido são relevantes. Adotando uma perspectiva neodualista, reconsideramos conceitos-chave da doutrina tonal tradicional como modo, cadência, funcionalidade tonal, dentro outros, à luz de repertórios diversos, propondo uma nova forma de compreender a função harmônica e sua organização sintática.
Professores responsáveis
Dr. Gabriel Venegas Carro (Universidad de
Costa Rica)
Dr. Gabriel Navia (Universidade Federal da
Integração Latino-Americana)
Datas e horários
De 27 de fevereiro a 4 de março (seis
aulas)
De 27 de fevereiro a 3 de março de 18:30 às 21:30
Dia 4 de março às 9:00 às 12:00
Local:
Edifício Almada, Sala 106
Avenida Tancredo Neves, 3838 - Porto Belo