Principal

[CICLO DE ESTUDOS] I CICLO FORMATIVO SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS PROMOVIDO PELA SECAFE de 01/11/2024 a 25/11/2024

O Ciclo Formativo sobre Ações Afirmativas se inicia com a mesa de abertura, onde será apresentada a Política de Ações Afirmativas da UNILA e o papel da Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE). Durante essa sessão, haverá uma conversa com docentes, técnicos e discentes, abordando as principais temáticas relacionadas à inclusão e equidade na universidade.

Após a abertura, serão realizadas três palestras sobre temas gerais ligados às ações afirmativas, seguidas por oficinas temáticas (para os membros de banca), cada uma conduzida por instrutores(as) especializados(as) que apresentarão a legislação vigente e as práticas específicas nas bancas de heteroidentificação, conforme seus campos de atuação e pesquisa. As oficinas serão organizadas da seguinte forma:

  • Oficina 1: Banca de Pessoas com Deficiência
  • Oficina 2: Banca de Indígenas
  • Oficina 3: Banca de Pessoas Negras
  • Oficina 4: Banca de Quilombolas
  • Oficina 5: Banca de Pessoas Trans
  • Oficina 6: Banca de Critério de Renda
  • Oficina 7: Banca de Refugiados e Solicitantes de Visto Humanitário

O ciclo formativo tem como objetivo capacitar membros de banca para a realização de bancas mais justas e inclusivas, garantindo a efetividade das ações afirmativas na UNILA.

As bancas de verificação desempenham um papel institucional fundamental ao garantir a integridade dos processos seletivos da UNILA nas vagas destinadas às ações afirmativas, que atendem a grupos historicamente vulneráveis, como pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, refugiados, solicitantes de visto humanitário, pessoas trans, entre outros. O objetivo é assegurar que esses candidatos, que enfrentam maiores barreiras sociais, tenham seu direito ao acesso ao ensino superior resguardado, prevenindo fraudes e distorções.

A formação contínua dos servidores é essencial para aprimorar seus conhecimentos nas diferentes temáticas das ações afirmativas, capacitando-os a atuar de forma mais qualificada e sensível na condução das bancas de verificação, promovendo a justiça e a equidade no ambiente acadêmico.