Principal
O Ciclo Formativo sobre Ações Afirmativas se inicia com a mesa de abertura, onde será apresentada a Política de Ações Afirmativas da UNILA e o papel da Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE). Durante essa sessão, haverá uma conversa com docentes, técnicos e discentes, abordando as principais temáticas relacionadas à inclusão e equidade na universidade.
Após a abertura, serão realizadas três palestras sobre temas gerais ligados às ações afirmativas, seguidas por oficinas temáticas (para os membros de banca), cada uma conduzida por instrutores(as) especializados(as) que apresentarão a legislação vigente e as práticas específicas nas bancas de heteroidentificação, conforme seus campos de atuação e pesquisa. As oficinas serão organizadas da seguinte forma:
- Oficina 1: Banca de Pessoas com Deficiência
- Oficina 2: Banca de Indígenas
- Oficina 3: Banca de Pessoas Negras
- Oficina 4: Banca de Quilombolas
- Oficina 5: Banca de Pessoas Trans
- Oficina 6: Banca de Critério de Renda
- Oficina 7: Banca de Refugiados e Solicitantes de Visto Humanitário
O ciclo formativo tem como objetivo capacitar membros de banca para a realização de bancas mais justas e inclusivas, garantindo a efetividade das ações afirmativas na UNILA.
As bancas de verificação desempenham um papel institucional fundamental ao garantir a integridade dos processos seletivos da UNILA nas vagas destinadas às ações afirmativas, que atendem a grupos historicamente vulneráveis, como pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, refugiados, solicitantes de visto humanitário, pessoas trans, entre outros. O objetivo é assegurar que esses candidatos, que enfrentam maiores barreiras sociais, tenham seu direito ao acesso ao ensino superior resguardado, prevenindo fraudes e distorções.
A formação contínua dos servidores é essencial para aprimorar seus conhecimentos nas diferentes temáticas das ações afirmativas, capacitando-os a atuar de forma mais qualificada e sensível na condução das bancas de verificação, promovendo a justiça e a equidade no ambiente acadêmico.