Procedimentos e Normas para Banca de seleção de estudantes indígenas nas cotas
Professor de História das Sociedades Indígena na América Latina na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) desde 2014, atua na graduação e no Pós-Graduação em História (PPGHIS), do qual foi coordenador. Possui graduação em História - licenciatura plena - UNOESC - Campus Chapecó (1995). Doutor em História Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2012). Mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP (2001). Pós-graduado em Comunicação Social, pela Universidade São Francisco - SP (1996). Pós-graduado em Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, pelo Instituto Teológico de Santa Catarina (2009). É membro do Conselho Indigenista Missionário desde 1988. Participou como docente e coordenador pedagógico do Curso de Licenciatura Intercultura Indígena do Sul da Mata Atlântica na UFSC, entre 2011 a 2014. Desenvolve pesquisas junto aos povos indígenas Brasil e nos demais países latino-americanos, em temas do movimento indígena, relações interétnicas, territoriais, educacionais e de reparações históricas. Atua na extensão com comunidades Guarani no Brasil, Argentina e Paraguai. Autor do Livro Estrangeiros na Própria Terra: Presença Guarani e Estados Nacional. Ed. ARGOS/EdUFSC; organizador do livro Memórias indígenas da peste: epidemias e pandemias na América Latina. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022; coorganizador dos livros: O movimento indígena no Brasil: da tutela ao protagonismo (1974-1988), Foz do Iguaçu: EDUNILA, 2021; e, História indígena no Sul do Brasil, século XX: Novos estudos nos campos de saberes decoloniais. Naviraí, MS: Aranduká, 2022. Atuou na Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação.