JOSE BESSA FREIRE

Doutor em Letras pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Cursou doutorado em História na École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França. Orienta pesquisas de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), especialmente com os temas de história social das línguas, línguas indígenas e literatura oral. É professor da UERJ, onde coordena o Programa de Estudo dos Povos Indígenas. Participa do Grupo de Trabalho de Sociolinguística da Anpoll e é consultor do Ministério da Educação para questões de educação indígena. Publicou vários livros, entre os quais Rio Babel: a história das línguas na Amazônia (2004). Pela Contexto é autor do livro O Português e o Tupi no Brasil.

I Colóquio de Etnohistória y Memória en América Latina

I Coloquio de etnohistoria y Memoria en America Latina