Palestrantes

ISABELLE COMBÉS

Renomada pesquisadora e antropóloga, especializada em etnohistória e estudos indígenas na América Latina. Com doutorado em Antropologia pela Universidade de Paris, sua carreira acadêmica é marcada por uma dedicação profunda ao estudo das culturas ameríndias, especialmente no contexto boliviano e das regiões circunvizinhas.

Atualmente, Combés é professora e pesquisadora no Instituto de Investigaciones Antropológicas y Arqueológicas da Universidade Mayor de San Andrés (UMSA) em La Paz, Bolívia. Seus trabalhos destacam-se pela abordagem interdisciplinar, integrando arqueologia, sociolinguística, história e filosofia, para compreender as dinâmicas culturais e sociais dos povos indígenas.

Autora de diversos livros e artigos científicos, Isabelle Combés tem contribuído significativamente para o resgate e a valorização das memórias e tradições indígenas, promovendo a visibilidade da multiplicidade cultural e linguística na América Latina. Sua participação em colóquios e conferências internacionais reforça seu compromisso com o diálogo intercultural e o desenvolvimento da etnohistória como disciplina.

I Colóquio de Etnohistória y Memória en América Latina

Dia 26/06 - 09h-12h40   Sessão 1 - 16/06/2024 22:12 - 22:12