Renomada pesquisadora e antropóloga, especializada em etnohistória e estudos indígenas na América Latina. Com doutorado em Antropologia pela Universidade de Paris, sua carreira acadêmica é marcada por uma dedicação profunda ao estudo das culturas ameríndias, especialmente no contexto boliviano e das regiões circunvizinhas.
Atualmente, Combés é professora e pesquisadora no Instituto de Investigaciones Antropológicas y Arqueológicas da Universidade Mayor de San Andrés (UMSA) em La Paz, Bolívia. Seus trabalhos destacam-se pela abordagem interdisciplinar, integrando arqueologia, sociolinguística, história e filosofia, para compreender as dinâmicas culturais e sociais dos povos indígenas.
Autora de diversos livros e artigos científicos, Isabelle Combés tem contribuído significativamente para o resgate e a valorização das memórias e tradições indígenas, promovendo a visibilidade da multiplicidade cultural e linguística na América Latina. Sua participação em colóquios e conferências internacionais reforça seu compromisso com o diálogo intercultural e o desenvolvimento da etnohistória como disciplina.
I Colóquio de Etnohistória y Memória en América Latina
I Colóquio de Etnohistória y Memória en América Latina