PAULA FERNANDES DE AGUIAR

Possui graduação em Química, com atribuições tecnológicas pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) (1987), mestrado em Química pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) (1991) e doutorado em Farmácia - Vrije (Universiteit Brussel) (1997). Especialização (MBA) em Qualidade pela COPPE/BVQI. Atualmente é professora associada da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Quimiometria e Metrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: química analítica, farmácia e petróleo <http://lattes.cnpq.br/2482433498912526>.

Análise Estatística de Dados, com a Dra. Paula Fernandes de Aguiar (UFRJ)

O objetivo do curso é introduzir noções de estatística aplicada à química. O curso será constituído de aulas teóricas e práticas, nas quais os alunos irão utilizar a ferramenta do Excel (análise de dados) para realizar testes matemáticos e estatísticos aplicados à química.

Ementa: Conceito de estatística. Medidas de posição ou tendência central. Medidas de dispersão. Teste t-Student. Teste F-Snedecor. Testes de hipótese. Análise de variância para 1 e 2 fatores. Teste de valores aberrantes. Teste de homogeneidade de variâncias. Regressão linear. Análise de resíduos.