SENILDE ALCANTARA GUANAES

É professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA desde 2011, atuando no Ciclo Comum de Estudos (CCE), no curso de Antropologia e no Programa de Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina PPGICAL. Integrou o Celassan - Centro Latino-Americano de Ciência e Tecnologia em Soberania, Segurança e Educação Alimentar e Nutricional da Região Sul (UNILA/MCTIC), no qual criou o Grupo de Interesse Especial (SIG) SSANPOPS - Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional de Populações Campesinas, Tradicionais e Indígenas. Foi representante da Unila no Conselho Municipal de Políticas Culturais do Município de Foz do Iguaçu-PR (2018-2022). Coordena o Acordo de Cooperação Técnica entre Unila e Prefeitura de São Miguel do Iguaçu-PR (ACT 01/2020); integra o Observatório da Temática Indígena na América Latina (OBIAL); o Observatório de Gênero e Diversidade na América Latina e Caribe, ambos na UNILA; tendo participado também do GT de Políticas Culturais da Universidade. É pesquisadora associada do CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura; assessora ad hoc da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; desenvolve trabalhos de assessoria em políticas públicas e perícias voltadas aos povos indígenas e temas ambientais. Seus temas de interesse são: unidades de conservação; gestão ambiental; ecologia política; povos indígenas e comunidades tradicionais. Teve que conciliar a sua formação acadêmica com a maternidade em tempo integral.

Direitos Indígenas, políticas públicas e os desafios da perícia antropológica?

Mesa I - Experiências de produção de laudos e consultoria para setores públicos e organismos interna   Sessão 1 - 04/04/2024 09:00 - 12:00